Em foco
IBGE realiza mutirão na Cidade de Deus para ampliar cobertura do Censo
A ação faz parte de um esforço nacional para melhorar as informações demográficas nas favelas
CORREIO DO ESTADO / JUDSON MARINHO
Pesquisadores do IBGE estiveram, neste final de semana, na comunidade Cidade de Deus, em Campo Grande, em ação de mobilização para ampliar cobertura do Censo 2022.
De acordo com a Coordenadora do Censo 2022 em Campo Grande, Sylvia Assad, os resultados da operação trará informações específicas sobre a população dos aglomerados subnormais (favelas).
Na primeira fase da pesquisa nas favelas, está sendo realizado o trabalho de campo, em regiões com maior aglomerado de familias, e que tenha o interesse estatístico nas comunidades.
'Esta é uma fase muito minuciosa, pois além de tentar reduzir os índices de não coleta, também estamos revisando o trabalho setor a setor (são 15.000 no total) para que eventuais erros de conceito ou omissões, não identificados anteriormente nos nossos processos de supervisão, possam ser corrigidos', explicou a coordenadora.
Segundo o IBGE, a ação realizada neste sábado, teve como objetivo incentivar a população local a não ficar de fora do Censo; garantir as estatísticas que irão direcionar as políticas públicas para estes locais; explicar a importância da pesquisa para a elaboração de políticas públicas e planejamentos privados; agradecer a população que respondeu ao Censo; e reforçar que o trabalho não possui cunho fiscalizatório, mas sim estatístico.
DADOS COLETADOS
O IBGE encerrou em fevereiro a cobertura da coleta domiciliar do Censo. Ao todo, 189.261.144 pessoas foram recenseadas (91%), levando-se em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022.
Apesar do fim da coleta regular do Censo, os supervisores da pesquisa ainda estão realizando a fase de apuração da operação, para reduzir índices de não-resposta ao Censo.
De acordo com os dados obtidos pelo Censo até o dia 02/03, em Mato Grosso do Sul, foram registrados 1.111.656 domicílios.
No entanto, o Censo Demográfico 2022 registrou 1.204.704 (1,2 milhão) domicílios no estado, um número 10,8% maior que o estimado.
Além disso no Estado foram efetivamente recenseadas 2,6 milhões de pessoas. Destas, 49% são homens e 51% são mulheres.
A média de pessoas por domicílios em MS ficou em 2,82. Conforme informou o IBGE, a pesquisa segue em andamento, portanto os dados têm caráter provisório.