• Sexta, 18 de Abril de 2025

Líderes definem comando das comissões permanentes da Câmara

A escolha das comissões permanentes é feita com base no resultado da última eleição

MIDIAMAX/DIEGO ALVES


Deputados da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania  (Agência Câmara de Notícias)

Reunião de clíderes partidários com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), definiu, na noite desta terça-feira (18), o comando das comissões permanentes da Casa. As 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados serão instaladas nesta quarta-feira (19). A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), por onde passam quase todas as propostas em análise na Câmara, ficará com o União Brasil.

A escolha das comissões permanentes é feita com base no resultado da última eleição para a Câmara e no princípio da proporcionalidade partidária, a partir da preferência dos partidos para as presidências desses colegiados. O tamanho de cada bloco partidário na Casa define quem escolhe primeiro e quantas comissões cada um terá. Pode haver permuta entre os partidos até a instalação dos colegiados.

As comissões são órgãos temáticos formados pelos deputados para debater e votar as propostas legislativas relacionadas a seus temas. A composição parlamentar desses órgãos é renovada a cada ano. As comissões emitem pareceres sobre as propostas antes que sejam votadas pelo Plenário; ou votam as propostas em caráter conclusivo, aprovando-as ou rejeitando-as, sem a necessidade de passagem pelo Plenário da Casa. Na ação fiscalizadora, as comissões atuam como mecanismos de controle dos programas do Poder Executivo.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), avaliou que a conclusão das negociações foi positiva para a Câmara e para o conjunto das bancadas. Segundo ele, o governo foi contemplado nas principais comissões que lhe interessavam: Fiscalização Financeira e Controle; e Finanças e Tributação. “Concluímos um acordo sólido, alguns partidos cederam, o governo acompanhou tudo e construímos um bom acordo que preserva todos os interesses da bancadas', disse.

O líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), afirmou que até amanhã de manhã todos os partidos terão os nomes indicados para presidir os colegiados. “Como as comissões foram definidas agora, os líderes seguem para conversar com a suas bancadas', afirmou Zucco.

Como ficou a divisão do comando das comissões permanentes entre os partidos:

Comissão de Administração e Serviço Público – Avante Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – PL Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação – PP Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais – PV Comissão de Comunicação – Republicanos Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – União Comissão de Cultura – PT Comissão de Defesa do Consumidor – PCdoB Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – Psol Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Solidariedade Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – PSB Comissão de Desenvolvimento Econômico – Republicanos Comissão de Desenvolvimento Urbano – MDB Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial – PT Comissão de Educação – União Comissão do Esporte – PSD Comissão de Finanças e Tributação – PT Comissão de Fiscalização Financeira e Controle – PV Comissão de Indústria, Comércio e Serviços – PSDB Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional – União Comissão de Legislação Participativa – PRD Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – MDB Comissão de Minas e Energia – PSD Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família – Podemos Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional – PL Comissão de Saúde – PL Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – PL Comissão de Trabalho – PDT Comissão de Turismo – PL Comissão de Viação e Transportes – PP

(Informações da Agência Câmara de Notícias)



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.