Os prefeitos representantes do Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul do Mato Grosso do Sul) se reuniram nesta segunda-feira (17) com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, no Paraná. Ao todo, 14 prefeitos ou representantes participaram da reunião e também de visita técnica à usina.
A pauta da reunião teve a discussão de estratégias para fortalecer a parceria entre os municípios do Consórcio e a Binacional. Participaram do encontro representantes dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
Execução de convênios dentro do devido prazo e a colaboração na gestão de resíduos sólidos também estiveram em discussão. Segundo Verri, a reunião representou “um reforço da parceria da Itaipu com esses municípios”.
O diretor ressaltou o papel dos municípios na gestão desses resíduos, que impactam o reservatório. Também tratou da necessidade de manter uma relação constante, para garantir a preservação ambiental.
Investimentos
O presidente do Conisul, Rogério de Sousa Torquete, ressaltou a inclusão de 35 municípios de Mato Grosso do Sul viabilizado pelo Edital 1 do programa. “Para nós, essa parceria foi como ganhar na Mega-Sena“, declarou o Torquete.
Ele explicou que os municípios enfrentam dificuldades financeiras, com a maioria das receitas destinadas à saúde, educação e folha de pagamento, o que limita investimentos em infraestrutura e sustentabilidade. Por isso, o apoio da Itaipu pode ser direcionado para projetos como pavimentação de estradas e gestão de resíduos sólidos.
Torquete, que é prefeito de Tacuru, menciona os avanços em infraestrutura rural. “A adequação de estradas, construção de curvas de nível e recuperação de nascentes têm contribuído diretamente para evitar erosões e melhorar a qualidade de vida da população”, diz.
Fonte: Midiamax