• Sexta, 18 de Abril de 2025

Morre aos 87 anos Wlamir Marques, lenda do basquete brasileiro

Causa da morte não foi divulgada

MIDIAMAX/EVELYN MENDES


Arquivo pessoal

Morreu em São Paulo, aos 87 anos, Wlamir Marques, histórico jogador do basquete brasileiro. Ex-jogador morreu nesta terça-feira,18, no Hospital Santa Magiore, em São Paulo. Marques foi um dos maiores nomes da história do basquete brasileiro, protagonista da equipe, consquistou o bicampeonato mundial em 1959 e 1963, além de duas medalhas de bronze, nas Olimpíadas de Roma (1960) e Tóquio (1964). A causa da morte não foi divulgada.

Wlamir Marque ficou conhecido como “Diabo Loiro” e ostentou a camisa da Seleção Brasileira por muitos anos. Versátil, o ex-jogador atuou em todas as posições dentro de quadra.

Em 2016, o ginásio do Corinthians foi batizado com seu nome, e a camisa 5 do alvinegro foi aposentada. Já em 2021, Wlamir entrou para o Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Em 2019, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) reconheceu a atuação de Wlamir em 1965, quando o Corinthians enfrentou o Real Madrid, pela percursora da Copa Intercontinental de Clubes, como uma das grandes atuações da história. Na ocasião, o Diabo Loiro marcou 51 pontos. Com o desempenho, o Corinthians venceu o Real Madrid por 118 a 109.

(Informações Redação Terra)

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇 É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar: Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads. 💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.