Esportes
Boca Juniors planeja reformulação do elenco e prepara barca: veja quem deve sair
Colombiano Fabra, há nove anos no clube, é um dos que será dispensado
GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE
A temporada do Boca Juniors até o momento é daquelas que o torcedor quer esquecer, com seguidas eliminações precoces nos torneios que disputou. Embora esteja vivo na disputa do Clausura, em quarto lugar no seu grupo, a diretoria já planeja 2026 e prepara uma barca que deve deixar o clube.
+ Em crise, Boca vive incertezas + Morre Miguel Ángel Russo, técnico do Boca
De acordo com o jornal Clarín, o presidente Riquelme, ídolo do clube como jogador, deve dispensar pelo menos sete atletas. Outros dois já saíram ainda com a temporada em andamento, casos dos veteranos Marco Rojo, zagueiro de 35 anos, que foi para o Racing, e do goleiro Sergio Romero, 38 anos e que está encaminhado com o Argentinos Jrs.
Da lista dos sete destacada pela imprensa argentina, o nome que mais chama atenção é de outro experiente jogador do Boca: Frank Fabra. Aos 34 anos, o lateral colombiano está há nove no Boca Juniors e tem nove títulos pelo clube. O contrato do defensor termina em dezembro e não será renovado.
Mesmos casos de Cristian Lema, Ignacio Miramón e Javier García . Os contratos do trio também se encerram no último dia do ano e não continuarão.
O zagueiro Lema, de 35 anos, não entrou em campo em 2025, por exemplo. Miramón, meia de 22 anos emprestado pelo Lille, não será comprado, após ter apenas 100 minutos em campo na temporada. O goleiro Javier García, aos 38 anos, é outro que também deve sair, dando espaço à renovação do elenco.
Outros jogadores pouco utilizados no ano que devem engrossar a barca são Lucas Janson, ponta de 22 anos e com somente seis jogos no ano, Agustín Martegani , meia de 25 anos e com apenas duas partidas disputadas, e Kevin Zenón , meia de 24 anos que disputou a Olimpíada de 2024 pela Argentina, mas perdeu espaço ao longo da temporada no Boca.
A temporada do Boca Juniors foi marcada por alguns vexames. O primeiro deles foi cair na pré-Libertadores para o Alianza Lima em La Bombonera. Depois, o time foi eliminado nas quartas de final do Torneio Apertura. A Copa de Clubes terminou para o Boca Juniors com um 1 a 1 com o semiamador Auckland City ainda na fase de grupos. Por último, a queda na Copa Argentina para o Atlético Tucumán antes das oitavas de final.
Restou ao clube a disputa do Clausura. O time é o quarto colocado do Grupo A e vai garantindo vaga para o mata-mata. O elenco viveu um momento difícil no último dia 8, quando o técnico Miguel Ángel Russo morreu. Aos 69 anos, ele lutava contra um câncer de próstata.