Esportes
Quem faz parte do time sub-17 do Palmeiras afastado do Paulista por questões disciplinares
Alviverde utilizará equipe sub-16 na sequência do Estadual, em decisão que o coordenador da base descreve como a forma do clube pensar: "Sempre com os valores coletivos acima dos individuais"
GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE
O Palmeiras chamou a atenção na última terça-feira por afastar sua equipe sub-17 do Campeonato Paulista da categoria, decidindo disputar o restante da competição com o time sub-16 em uma decisão motivada por questões disciplinares.
Trata-se de uma geração que avançou até a semifinal do Brasileirão e também do Mundial da categoria, perdendo as duas competições nas cobranças de pênaltis.
+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp
O clube optou por não divulgar detalhes do que ocorreu, reforçando que na base, mais do que os resultados, é importante a formação dos atletas. Há relatos, porém, de problemas internos entre o grupo afastado e o que permanece para a disputa do Estadual.
– Sempre com os valores coletivos acima dos individuais (atletas, funcionários, empresários, família). Nesse mundo que o umbigo é sempre o mais importante, mostramos por ações que somos primeiro sociedade – disse João Paulo Sampaio, coordenador da base alviverde.
Mais notícias do Palmeiras: + Vitor Roque analisa jogo contra o Flamengo: "Vale seis pontos" + Abel diz que elenco atingiu maturidade competitiva e diz: "Ainda pode crescer"
Horas após a confirmação do afastamento, a categoria teve três convocados para a seleção brasileira na Copa do Mundo Sub-17: o zagueiro Luccas Ramon, o lateral-esquerdo Derick e o meio-campista Luis Pacheco. O torneio acontece de 3 a 27 de novembro, no Catar, e os atletas se apresentam na segunda-feira em Teresópolis.
Luis Pacheco, aliás, estreou como profissional na partida contra o Juventude e recém-renovou contrato até setembro de 2018 com multa de R$ 630 milhões. A decisão de afastamento, aliás, não interfere no planejamento da equipe principal. Abel chegou a dizer que ele subiria para o sub-20 nos últimos dias.
Pacheco e Luccas Ramon, por sua vez, estão entre os poucos remanescentes do time do ano passado, sendo a equipe, portanto, majoritariamente renovada para 2025 e com mais destaques na lista.
Entre eles, atletas como os artilheiros Juan Gabriel e Juan Francisco, com 14 e 15 gols na categoria na temporada, além do meia Bernardo Lopes, que tem 13 e vinha como artilheiro do time no Paulista.
Há ainda nomes mais jovens que são de uma categoria abaixo e têm feito jogos no sub-17, como o zagueiro Guilherme Lira, de 16 anos, e o atacante Eduardo Conceição, de 15, mas estes seguem à disposição com o grupo sub-16 para o restante do torneio.
+ Veja mais notícias do Palmeiras
🎧 Ouça o podcast ge Palmeiras🎧
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge