• Sexta, 17 de Outubro de 2025

Bariátricas e cirurgias de catarata estão suspensas para balanço, diz secretário

Procedimentos custeados pelo programa MS Saúde devem ser retomados em breve

ANAHI ZURUTUZA E LUCIA MOREL / CAMPO GRANDE NEWS


Pacientes fazem exames nos olhos durante ação do programa estadual (Foto: Governo de MS/Divulgação)

As cirurgias bariátricas, de correção de cataratas e todas as outras inclusas no programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila' estão suspensas “para balanço'. A explicação é do secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

No dia 9 deste mês, o Campo Grande News noticiou a suspensão das cirurgias de catarata no Hospital São Julião, na Capital. Foi o paciente Argemiro Vieira, de 80 anos, que comunicou à reportagem. Ele relatou que aguardava para realizar uma cirurgia de catarata quando foi informado de que o procedimento havia sido suspenso e não seria realizado ainda este ano.

  • Leia Também
  • Após São Julião, Hospital do Pênfigo suspende cirurgias do MS Saúde
  • Sem previsão, idoso aguarda cirurgia de catarata há meses

Na ocasião, o hospital explicou que a suspensão das cirurgias ocorreu por determinação da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Nesta semana, foi a vez do Hospital Adventista do Pênfigo anunciar a suspensão temporária das cirurgias bariátricas realizadas pelo programa MS Saúde. A própria instituição confirmou a paralisação, atribuída a uma reestruturação do programa conduzido pelo Governo do Estado.

Lançado em maio de 2023, o programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila foi criado para agilizar o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul, facilitando o acesso a consultas, exames e cirurgias eletivas.

De acordo com o secretário, foi preciso paralisar para “um balanço geral', mas o repasse de recursos e retomada das cirurgias acontecerão em breve. “Já estamos retornando com o programa de acordo com o orçamento previamente anunciado e ainda não executado pelos prestadores'.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.