• Quarta, 22 de Outubro de 2025

Federação anuncia criação de Copa MS em lançamento do calendário 2026

Entre as mudanças estão a realização do Estadual Série B no 1º semestre e ampliação de competições na base

JUDSON MARINHO / CAMPO GRANDE NEWS


A coletiva, realizada no Auditório da Toyota Ramires, na Capital, reuniu dirigentes da entidade, presidentes de clubes e autoridades (Foto: Assessoria/FFMS)

A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) divulgou o calendário de competições do futebol estadual para 2026 com uma grande novidade: os clubes profissionais do Mato Grosso do Sul vão disputar, no segundo semestre, uma copa que dará vagas para a Copa do Brasil e para a Copa Centro-Oeste.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

De acordo com a federação, a Copa MS será realizada de setembro a novembro, podendo contar com a participação de clubes da primeira e da segunda divisão estadual. O campeão da competição poderá escolher se prefere disputar, no ano seguinte, a Copa do Brasil ou a Copa Centro-Oeste (competição regionalizada da Copa Verde). Já o vice-campeão ficará com a vaga remanescente, dependendo da escolha do time campeão.

  • Leia Também
  • Operário de Dourados viaja à São Paulo para disputa da Copa do Brasil Sub-20
  • Confira a programação de treinos e corridas da Stock Car na Capital

O Estadual Sul-Mato-Grossense Série A acontece de janeiro a março de 2026, e a Série B, de maio a julho.

Todas as competições nacionais do calendário da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ocorrem de fevereiro a setembro. A competição regional da Copa Centro-Oeste começa no fim do mês de março.

Formulado pelo diretor de Competições da FFMS, Marco Tavares, o calendário de 2026, lançado nesta terça-feira (21), terá 11 meses de atividades, com 37 competições, a participação de 292 clubes e mais de 10 mil atletas envolvidos.

“São mudanças de conceito, nas quais ampliamos as competições, vamos fortalecer as categorias de base e, principalmente, valorizar os dirigentes, técnicos e atletas', enfatiza Tavares.

A apresentação do calendário foi realizada no auditório da Toyota Ramires, em Campo Grande, e reuniu dirigentes da entidade, presidentes de clubes e autoridades.

Para o presidente da FFMS, Estevão Petrallás, o calendário mais extenso traz muita expectativa. “Teremos um calendário extenso e talvez seja o grande momento que o futebol sul-mato-grossense necessita em 2026, com jogos o ano todo, geração de emprego e renda para todos os que vivem o universo do futebol.'

Categorias de Base – O novo calendário de competições da FFMS trouxe mais novidades para as categorias de base, com a criação de mais torneios para o futebol feminino e para cada região do Estado.

Foi anunciada a criação de quatro Copas Regionais de Base, que vão ampliar o número de jogos disputados. As copas foram divididas em: região Metropolitana (Campo Grande), Bolsão (região leste), Grande Dourados (região sul) e Pantanal.

Para o futebol feminino, será criada a Copa João Felix Botezelli Sub-15 (nome em homenagem ao falecido presidente da Serc, de Chapadão do Sul) e o Estadual Sub-17 Feminino. Ambas as competições acontecem em setembro. Já o Estadual Adulto Feminino será realizado de setembro a novembro.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.