Coronel Sapucaia
Universidade abre as portas para mostrar que ciência pode ser divertida
Edição do Parque da Ciência da UFMS tem atividades que contemplam de crianças a idosos
CASSIA MODENA E INEZ NAZIRA / CAMPO GRANDE NEWS
Neste sábado (27), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu as portas para receber visitantes interessados em conhecer projetos científicos, espaços interativos e também aproveitar para se divertir um pouco trocando figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2026.
O evento se chama 'Sábado no Parque' e já teve outras edições. O início foi às 8h, com um público pequeno devido ao frio, mas até às 11h é esperado o total de 150 pessoas, segundo falou a professora Patrícia Mescolotti, que organiza as atividades e coordena a frente de popularização da ciência na UFMS.
- Leia Também
- Confira como ficam as aulas no dia em que o Brasil enfrenta o Japão
- UFMS abre seleção com 351 vagas para transferência e portadores de diploma
O acadêmico de Física, Pedro Henrique Sabino, 22 anos, é participante do 'Laboratório Maker', um dos espaços apresentados. Ele mostrou como fez um pebolim temático da Seleção brasileira utilizando impressora 3D, destacando que essa é uma forma de entender a física.
'Nós desenvolvemos esses modelos no aplicativo FreeCAD e depois imprimimos nas impressoras 3D que temos no nosso laboratório. A estrutura foi feita com MDF de 6 e 9 milímetros para garantir mais resistência, e utilizamos uma chapa de alumínio na montagem. Também colocamos uma espuma mais grossa como anteparo para amortecer o impacto do boneco', detalha Pedro Henrique Sabino.
Como a Física é considerada uma disciplina difícil para muitos, ele explica que o objetivo é mostrar que pode ser divertido aprendê-la. 'É possível explorar conceitos como força, movimento e interação. O objetivo do nosso projeto é aproximar a Física da realidade dos alunos', finaliza.
Estudante de Ciência da Computação, Vinícius Rocha, 20 anos, aproveitou o dia livre para conhecer os projetos desenvolvidos dentro da instituição onde estuda e visitar o Museu de Ciência e Tecnologia pela primeira vez. 'Estou achando muito legal participar dessa experiência. Eu passava aqui na frente e nem sabia que esse espaço já estava funcionando', se surpreendeu.
O que Vinícius mais gostou foi do museu. 'Os óculos de realidade virtual e os vídeos fazem a gente se sentir realmente dentro da experiência, e isso torna a visita muito mais envolvente. É muito interessante aprender sobre a origem do universo e conhecer os meteoritos que estão expostos aqui', disse.
Também visitante, a professora Jackelyne Sarubbi, 38 anos, foi outra que aprovou a experiência. Ela e o filho de 8 anos visitaram o Museu de Arqueologia, antes desativado. 'Foi um grande aprendizado para mim. A interação entre tecnologia e arqueologia torna tudo muito interessante, e é muito importante ter essa oportunidade que a Universidade Federal está oferecendo à população. Muitas vezes não temos contato com esse tipo de conhecimento no dia a dia, então é uma oportunidade muito valiosa', avaliou.
Como professora, ela fala que leva esse mesmo tipo de proposta para a sala de aula. 'Quando o aluno consegue visualizar e experimentar aquilo que está aprendendo, o ensino se torna muito mais eficiente do que apenas ouvir uma explicação. Tenho certeza de que meu filho vai sair daqui levando muito conhecimento na bagagem', concluiu.
Popularização - A organizadora Patrícia Mescolotti afirma que o 'Sábado no Parque' faz parte de um programa maior da UFMS, cujo objetivo é fortalecer a conexão entre a universidade e a comunidade.
'Temos ações que levamos até a população e outras em que recebemos o público aqui na universidade', descreve. Só neste ano, mais de 2 mil crianças foram recebidas.
Com relação à visitação de hoje, ela reforça que a ideia é abrir espaços para popularizar a ciência de forma lúdica. O Parque da Ciência, polo principal da atividade, conta com 18 monumentos interativos que permitem ao visitante aprender brincando.
'Além disso, oferecemos atividades de ciência e tecnologia, como o Espaço Maker, onde as pessoas podem conhecer corte a laser, canetas 3D e outras tecnologias. Nesta edição, as atividades ganharam uma temática inspirada na Copa do Mundo. Também disponibilizamos atividades esportivas, principalmente jogos de mesa, como o futebol de botão e o pebolim', cita.
A edição deste sábado também marca o início das comemorações dos 47 anos da UFMS e abre as visitações no período de férias escolares. A equipe preparou a estrutura para receber visitantes de todas as idades, das crianças pequenas aos idosos. 'A ideia é proporcionar um sábado agradável para toda a família', finaliza.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Leia mais


Primeira página

