Esportes
Vini Jr. ativa o "modo Ancelotti" e emula na Seleção protagonismo do Real Madrid; veja números
Com dois gols e uma assistência em três jogos, brasileiro soma impressionantes 152 participações em gol em 201 partidas sob o comando do italiano e vive melhor momento pelo Brasil
GLOBOESPORTE.COM / CAHê MOTA
Uma parceria de sucesso! É inegável que Vinícius Júnior é um jogador diferente quando tem Carlo Ancelotti no banco de reservas. E os números comprovam isso. Com o gol e a assistência na goleada por 5 a 0 do Brasil sobre a Coreia do Sul, são impressionantes 152 participações em gol em 201 partidas.
A média de 0,75 por jogo por si só é suficiente para trazer esperança a um torcedor que anseia pelo protagonismo do camisa 7 na Seleção como desempenha no Real Madrid. A amostragem é curta, mas o início do ciclo de Ancelotti equipara os índices de expectativa e realidade.
Foi Vinicius quem marcou o gol da classificação do Brasil para a Copa do Mundo, diante do Paraguai, em junho. Com o italiano pela Seleção, são três jogos, dois gols e uma assistência. Fruto da liberdade para movimentação e o posicionamento mais próximo do gol no 4-2-4 de Carleto.
Vini Jr. sob o comando de Ancelotti
201 jogos92 gols60 assistências
Vinicius soma 92 gols e 60 assistências sob o comando do treinador italiano, e verbalizou após a goleada sobre os coreanos a relevância desta sintonia em sua carreira. Foi com Carleto que o jogador de 25 anos chegou ao posto de melhor do mundo, eleito pela FIFA:
- É muito fácil de falar. Sempre foi o melhor treinador que eu tive, quem me deu mais confiança, com quem eu joguei melhor. Aqui na Seleção, em três jogos já são dois gols e uma assistência. É clara a evolução que eu tenho com ele e espero seguir dessa maneira para fazer uma excelente Copa do Mundo.
Vini já é o sexto jogador que mais fez gols com Ancelotti como treinador, atrás apenas de Inzaghi (161), Benzema (121), Cristiano Ronaldo (112), Shevchenko (103) e Kaká (95), de acordo com levantamento da R10 Score. Números de uma relação que durou quatro temporadas nos Real Madrid.
O brasileiro participou de gol no primeiro jogo sob o comando do treinador, diante do Alavés, em agosto de 2021, deixando sua marca, e também na despedida, com uma assistência contra a Real Sociedade, em maio de 2025. Foram 198 partidas juntos pelo clube espanhol.
Com Ancelotti, Vinícius marcou ainda quatro hat-tricks: diante de Levante e Osasuna por La Liga, contra o Borussia Dortmund, pela Champions League, e o mais importante no super clássico com o Barcelona. O camisa 7 decidiu a Supercopa de 2024 com três gols no 4 a 1.
A parceria volta a campo nesta terça-feira, diante do Japão, no Ajinomoto Stadium, às 7h30 (de Brasília). Oportunidade de escrever mais um capítulo em uma história de sintonia e protagonismo.