Em foco
Sesau estima que 160 mil vacinas contra covid-19 foram desperdiçadas em Campo Grande
Ao todo, município recebeu 1,6 milhão de doses junto ao Ministério da Saúde desde o início da pandemia
CORREIO DO ESTADO / ALISON SILVA
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) estima que cerca de 160 mil vacinas destinadas ao combate da Covid-19 foram desperdiçadas em Campo Grande.
Conforme a pasta, o número de imunizantes não aproveitados corresponde a 10% de todas as vacinas enviadas ao município desde o início da pandemia.
De acordo com a última atualização realizada pelo Ministério da Saúde no início deste mês, a capital sul-mato-grossense recebeu 1.669.170 milhão de vacinas desde o início dos repasses.
“O descarte de imunizantes por vencimento do prazo de validade pode acontecer por duas causas diferentes. Uma é o vencimento do lote como um todo, estabelecido pelo fabricante, e outro motivo é quando o frasco foi aberto ou descongelado - este último no caso da Pfizer.”, destacou a pasta.
Ao Correio do Estado, a Sesau destacou que o município está dentro do limite estabelecido pelo Ministério da Saúde, de 10% de perda.
Em um escopo mais amplo, o Governo Federal destacou que mais de 50 % dos mais de 5 milhões de imunizantes destinados ao Mato Grosso do Sul foram repassados a Campo Grande e a outros quatro municípios.
Dourados, que recebeu 434.703 doses, Três Lagoas, com 231.381 imunizantes recebidos, Corumbá com 204.388 e Ponta Porã, onde 189.716 doses foram entregues até então. Somados, os municípios receberam 2,7 milhões dos 5 milhões de vacinas repassadas pelo Governo do Estado aos 79 municípios sul-mato-grossenses.
Cabe destacar que o Ministério da Saúde enviou mais de 7 milhões de imunizantes para Mato Grosso do Sul, entretanto, conforme o Governo Federal, 2,2 milhões de imunizantes estariam em posse do Governo do Estado.
Com um percentual de repasse em 69%, Mato Grosso do Sul ocupa a 21ª posição do ranking nacional entre as unidades federativas do país que mais receberam vacinas desde o início da pandemia, à frente de Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima.
A lista é liderada por São Paulo, que recebeu mais de 133 milhões de doses.
Em relação ao tipo de imunizante enviado ao Estado, as vacinas da Pfizer/Biontech, puxam a lista com 3,3 milhões de imunizantes.
Na sequência, Fiocruz/Astrazeneca com 1,7 milhão de doses; Butantan/Sinovac que demandou mais de 1,6 milhão de vacinas para Mato Grosso do Sul, além de outras 552 mil vacinas da Janssen.
Os municípios de Jateí (8.574); Taquarussu (6.825); Figueirão (5.714) e Jaraguari (4.210) receberam as menores quantias desde o início da pandemia.
Assine o Correio do Estado
Leia mais



Primeira página
Coronel Sapucaia
Suspeito de homicídio morre em operação contra facções
Coronel Sapucaia
PM prende indígena após nova ocupação em fazenda de Amambai
Coronel Sapucaia
Veja as dezenas de hoje na Dupla Sena, Lotofácil, Super Sete e mais

