• Sábado, 18 de Outubro de 2025

GP dos EUA: Verstappen tira pole da sprint de Norris e Bortoleto é 20º; veja grid

Tetracampeão da RBR tirou vantagem do inglês da McLaren na bandeirada. Ele larga ao lado do próprio rival, e Piastri completa o top 3

GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO GE


Max Verstappen na classificação sprint para o GP dos EUA — Foto: Jim Watson/AFP

Lando Norris comandou o único treino livre desta sexta-feira, mas a pole position para a corrida sprint do GP dos Estados Unidos ficou com Max Verstappen. O holandês da RBR precisou de apenas 0s071 de vantagem em sua volta de 1m32s143 para tirar a liderança do inglês já após a bandeirada. Oscar Piastri completa o top 3 e Gabriel Bortoleto, prejudicado pelo tráfego da pista, larga em 20º.

Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp

A largada da corrida sprint do GP dos EUA será neste sábado (18) às 14h, no horário de Brasília. O ge acompanha tudo em tempo real.

Bortoleto ficou em 20º lugar na sessão por não ter tido nenhum tempo registrado. Isto porque a primeira volta do brasileiro foi deletada devido aos limites de pista e, nos minutos finais do SQ1, ele foi atrapalhado pelo tráfego excessivo de carros na pista e não conseguiu completar o giro, o que também ocorreu com Yuki Tsunoda, eliminado com a RBR, e Lewis Hamilton, da Ferrari, já assegurado no SQ2.

Verstappen, que já venceu 12 das 21 corrida sprints realizadas desde 2021, chega agora a dez poles no formato. Ele já largou da posição de honra no grid nesse tipo de disputa três vezes mais que o segundo colocado no ranking: o próprio Norris, detentor de três poles.

Lando conduziu com autoridade nos dois primeiros segmentos; embora tenha tido a concorrência de Verstappen e de Lewis Hamilton no SQ1, chegou a abrir 0s6 sobre o colega Piastri, e três décimos em relação ao companheiro na etapa intermediária. A disputa final se encaminhava para ter o mesmo roteiro, mas em sua única volta no SQ3, por último, Verstappen superou a marca do inglês.

A Ferrari, por sinal, chamou atenção pela queda de ritmo: começou a sessão bem representada por Hamilton nos pneus médios, mas no segundo segmento, arriscou uma eliminação com o inglês. No SQ3, ele foi oitavo, e chegou a estar a 0s8 da marca da pole. Leclerc, que também flertou com a zona da degola no SQ2, foi apenas décimo na etapa final.

Resultado e grid de largada

MAX VERSTAPPEN (RBR) - 1m32s143LANDO NORRIS (McLaren) +0s071OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s380NICO HULKENBERG (Sauber) +0s502GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s745FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s767CARLOS SAINZ (Williams) +0s768LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s892ALEXANDER ALBON (Williams) +0s956CHARLES LECLERC (Ferrari) +0s961KIMI ANTONELLI (Mercedes) - SQ2ISACK HADJAR (RB) - SQ2PIERRE GASLY (Alpine) - SQ2LANCE STROLL (Aston Martin) - SQ2LIAM LAWSON (RB) - SQ2OLIVER BEARMAN (Haas) - SQ1FRANCO COLAPINTO (Alpine) - SQ1YUKI TSUNODA (RBR) - SQ1ESTEBAN OCON (Haas) - SQ1GABRIEL BORTOLETO (Sauber) - SQ1

SQ1 - 12 minutos e cinco eliminados

Hamilton aparecia à frente após 15 dos 20 pilotos completarem voltas, passados sete minutos. No entanto, Verstappen o desbancou por apenas 0s086, nos pneus médios obrigatórios a todos no segmento. Bortoleto, um dos últimos a registrar volta no início do SQ1, queixou-se de rajadas fortes de vento na ocasião. O brasileiro teve sua volta deletada por exceder limites de pista e seguia em último.

Os carros retornaram à pista a dois minutos do fim com um tráfego além do normal causando prejuízo: Tsunoda precisou ultrapassar Lawson e foi eliminado, bem como Bortoleto, e Hamilton teve que tirar o pé. Na bandeirada, Piastri assumiu a liderança antes de Norris superá-lo com seis décimos de vantagem. Leclerc, na zona de eliminação, salvou-se em 13º, e Hulkenberg foi de 11º a quinto.

ELIMINADOS

16º OLIVER BEARMAN (HAAS) 17º FRANCO COLAPINTO (ALPINE) 18º YUKI TSUNODA (RBR) 19º ESTEBAN OCON (HAAS) 20º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)

SQ2 - dez minutos e cinco eliminados

Norris seguiu na ponta depois de 11 dos 15 restantes registrarem uma volta; o inglês tinha 0s1 sobre o segundo colocado, Verstappen. As Ferraris acabaram caindo de ritmo; Hamilton e Leclerc fizeram respectivamente o nono e décimo tempos, com quatro pilotos ainda sem tempo anotado.

Hadjar, Hulkenberg, Gasly e Lawson escolheram o minuto final para suas únicas tentativas: o primeiro apareceu em décimo e quase cravou a eliminação de Leclerc, mas voltou à zona de eliminação quando Hulkenberg fez o quinto tempo. Gasly não fez uma boa volta, e o último teve o giro excluído por limites de pista.

Restou uma última chance à Ferrari: Leclerc saltou para oitavo, empurrando Hamilton para 11º, mas o heptacampeão completou a volta final em décimo.

ELIMINADOS

11º ANDREA KIMI ANTONELLI (MERCEDES) 12º ISACK HADJAR (RB) 13º PIERRE GASLY (ALPINE) 14º LANCE STROLL (ASTON MARTIN) 15º LIAM LAWSON (RB)

SQ3 - oito minutos e disputa pela pole

Russell, Sainz, Albon e Hulkenberg deixaram a pista primeiro - o inglês da Mercedes anotou a melhor volta dentre os três, agora com pneus macios obrigatórios a todos, mas Hulkenberg superou sua marca no minuto final.

Norris, Leclerc, Verstappen, Piastri, Alonso e Hamilton fecharam suas voltas na bandeirada: o primeiro assumiu a ponta, abrindo 0s4 sobre o rival da Sauber. No entanto, Verstappen tirou uma volta da cartola e desbancou o inglês por apenas 0s071, impulsionada pelo bom tempo no primeiro setor da pista.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.