Esportes
Zagueiro ex-Flamengo brilha em início no clube 'novo rico' da França: "Projeto ambicioso"
Contratação mais cara da história do Paris FC, que voltou à Ligue 1 após quase 50 anos, Otávio é o líder em cortes entre os jogadores da posição no Campeonato Francês
GLOBOESPORTE.COM / RODRIGO LOIS
Um jogador brasileiro foi a principal aposta do clube "novo rico" da França no retorno à primeira divisão do futebol do país, depois de quase 50 anos longe. E ele tem correspondido. Revelado pelo Flamengo , o zagueiro Otávio se destaca neste início de temporada do Paris FC.
+ Confira a tabela do Campeonato Francês 2025/26
— Fui a contratação mais cara deles. Tenho esse peso. Eles ofereceram um projeto que daqui a um ano o clube estará num patamar bem maior do que está agora. Vão chegar outros jogadores para ajudar. Também falaram que o Paris FC almeja chegar a uma competição europeia e que vão montar um grupo para isso — declarou o jogador, em entrevista ao ge.
Otávio é o líder em cortes de toda a Ligue 1 até agora, com 46 ações do tipo nos cinco jogos na competição, segundo dados do Sofascore. O Paris FC disputou sete partidas e, no momento, ocupa a oitava posição na tabela de classificação, com 10 pontos.
Contratado junto ao Porto, o defensor custou 17 milhões de euros fixos ao clube da capital francesa — rival e vizinho de rua do Paris Saint-Germain —, e o valor pode chegar a 20 milhões de euros se as metas de bônus forem atingidas. O clube português ficará com 15% do valor da transferência em caso de futura venda.
+ "Antigo" PSG, Paris FC é vizinho de rua do rival; veja curiosidades do novo time da elite francesa
Otávio é a contratação mais cara dos nove reforços do Paris FC neste ano de retorno à elite francesa, e também a mais alta da história do clube, fundado em 1969. O desempenho dele nesses primeiros cinco jogos, todos como titular, com 11 desarmes, nove interceptações, 23 duelos ganhos no chão e outros cinco pelo alto, além dos 46 cortes, o colocam entre os melhores zagueiros brasileiros nas principais ligas da Europa neste início de temporada.
— Pela forma como o grupo me acolheu, como as pessoas do clube me acolheram, me fizeram sentir importante... Eu não falo francês até agora, entendo algumas coisas. Me sinto um pouco preso ainda, mas venho me adaptando, me dedico para aprender. Aprender a forma de jogar. Cada vez mais estou me aproximando mais, a convivência dentro do vestiário me faz sentir melhor, mais leve para poder jogar e ajudar o grupo. A tendência é evoluir e manter o nível — disse Otávio, ao ser questionado sobre o bom início de temporada no Paris FC.
✅Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
O clube não disputava a primeira divisão do Campeonato Francês desde 1979. O caminho para a volta começou mesmo em 2020, quando o governo do Bahrein adquiriu cerca de 20% do Paris FC por 5 milhões de euros (R$ 30 milhões na época). O time estava então na 3ª divisão.
O salto em termos econômicos foi ainda maior em novembro do ano passado, com a união entre a Agache Sport, que faz parte do grupo Arnault e é presidida pelo homem mais rico da Europa, Bernard Arnault, e a Red Bull, conglomerado austríaco de bebidas energéticas.
O ex-jogador brasileiro Raí, também ídolo do Paris Saint-Germain, é sócio e embaixador do Paris FC.
Depois de um mês de negociação, em que muitas dúvidas pairavam no ar, Otávio assinou contrato com o Paris FC até junho de 2030 . Segundo o diretor esportivo do clube, François Ferracci, o brasileiro é um defensor que "tem enorme potencial e qualidades muito fortes".
— Acredito no projeto que o clube me ofereceu. Estou muito contente de fazer parte disso. No primeiro dia em que cheguei, eles já me mostraram o centro de treinamento, falaram o que planejavam fazer em dois anos, fazer acontecer tudo rápido. Já temos instalações muito boas. A ideia é construir um CT de clube grande, é algo muito ambicioso — comentou.
Otávio estava há três temporadas no futebol de Portugal. Primeiro no Famalicão, time pelo qual disputou 30 jogos, e depois no Porto , pelo qual esteve presente em 45 partidas e conquistou a Copa de Portugal de 2023/24 e a Supertaça de Portugal de 2024.
A vontade de mudar de ares já vinha de algum tempo e, depois de conversas com familiares, mais amigos que conheciam o Paris FC, ele fechou com o clube na última janela de transferências de verão da Europa. Uma pessoa muito importante neste seu início num novo país, numa nova cidade, numa nova cultura, é o goleiro Kevin Trapp, com passagem pela seleção da Alemanha, Eintracht Frankfurt e, curiosamente, o rival Paris Saint-Germain.
— Ele fala português, tem namorada brasileira (Izabel Goulart). Converso mais no dia a dia, e ele tem me ajudado bastante, traduzindo o que falam para mim, outros jogadores ou o técnico. A gente já tem uma afinidade maior. Ele tem uma carreira incrível.
O Paris FC de Otávio entra em campo neste domingo para enfrentar o Lens, fora de casa, em jogo válido pela oitava rodada da Ligue 1. O vizinho Paris Saint-Germain abre a rodada, nesta sexta-feira, contra o Strasbourg.
Leia mais



Primeira página
