Esportes
Conheça o zagueiro brasileiro que virou "Rei" na Dinamarca e encara o Dortmund na Champions
Gabriel Pereira esteve na mira de Porto e no radar do scout do Flamengo e agora vive status de xodó do Copenhagen
GLOBOESPORTE.COM / LEONAM VIANA
O Copenhagen, maior campeão da Dinamarca, conta com um xerife brasileiro que vem fazendo sucesso na defesa. Aos 25 anos, Gabriel Pereira vive grande momento pelo clube e busca manter esse destaque na Champions League. Nesta terça-feira, o Copenhagen enfrenta o Borussia Dortmund, às 16h, (de Brasília). O ge acompanha os lances em Tempo Real - clique aqui.
Essa é só a segunda temporada de Gabriel Pereira pelo Copenhagen, mas o curto período foi suficiente para o zagueiro cair nas graças da torcida e ganhar até o apelido de "rei". Através das redes sociais oficiais do clube ele também ganhou o título de "rei das cabeçadas cruciais", devido aos gols de bola aérea que anotou nas temporadas 2024/2025 e 2025/2026.
+ Confira a tabela da Champions League + Cartola Campeões: veja dicas de estrelas para escalar na rodada #3
— Começou em um clássico (contra o Brøndby) que tivemos na temporada passada. A gente ganhou de 3 a 0. Fiz o terceiro gol e fiz a comemoração colocando a coroa. Quis dizer que éramos os reis da Dinamarca. E acabou que pegou. E aí o pessoal fica me chamando de rei . Mas na comemoração não era para mim. Era mais a questão da comemoração do clube, pelo clássico — conta o zagueiro.
Natural do Rio de Janeiro Gabriel Pereira começou na base do Sampaio Corrêa-RJ e foi contratado, ainda na base, pelo Volta Redonda, onde estreou como profissional. Em 2021, ele foi emprestado e, posteriormente, vendido ao Vilafranquense, de Portugal, por onde despertou interesse e foi contratado pelo Gil Vicente. O Copenhagen comprou o zagueiro em 2024, pagando cerca de R$ 30 milhões.
Desde então, a passagem pelo Copenhagen é muito bem sucedida. Como protagonista no setor defensivo, ele conquistou dois títulos: a Liga Dinamarquesa e a Taça da Dinamarca. Até aqui, já são 63 jogos disputados e 6 gols marcados — a maioria de cabeça. Pela Champions League, inclusive, ele marcou um gol decisivo contra o Basel, na fase de qualificação desta temporada. No ano passado, marcou contra o Chelsea pela Liga Europa.
— É uma responsabilidade boa saber que o clube e a comissão confiam em mim. Isso me deixa mais leve para fazer meu trabalho. Em questão de amadurecimento, os jogadores me ajudaram bastante, temos muitos jogadores experientes no clube que já passaram por grandes clubes e procuro ouvi-los bastante — disse.
Com o protagonismo, o zagueiro vem conquistado, cada vez mais, o carinho da torcida e do clube, e já é tratado como xodó. Gabriel Pereira garante que já está se sentindo em casa na Dinamarca e destaca as características do país.
— A vida na Dinamarca é muito boa. É um país muito receptivo. As pessoas aqui não se prendem a carros e não se importam muito com a chuva. Aqui é um dos países onde as pessoas mais usam bicicletas. Acredito que esse nosso “jeitinho' carismático brasileiro sempre agrada às pessoas aqui fora. Tenho uma relação incrível com todos dentro e fora do campo — comentou.
No radar de Flamengo e Porto
Antes de chegar ao Copenhagen, Gabriel Pereira entrou no radar do Porto, quando o luso-brasileiro Pepe se lesionou, mas a negociação não avançou. Na época, o jornal Récord, de Portugal, apontou que o nome do defensor foi aprovado pelo então treinador Sérgio Conceição e que o Braga também monitorava a situação do jogador.
Em maio de 2025, um "vazamento" acabou revelando que o zagueiro é monitorado pelo Flamengo. Uma produção do ge sobre o scout do clube revelou, no detalhe, alguns nomes na lista de jogadores observados e Gabriel Pereira estava lá, com nome e foto. O vídeo foi substituído, posteriormente, por uma versão sem os jogadores.
+ Confira a reportagem que destrincha o departamento de scout do Flamengo de José Boto
— Quando eu vejo sobre possíveis negociações fico feliz. Sinal que meu trabalho tem sido bem feito, mas isso não interfere em nada para mim. Eu sou sempre focado onde eu estou e caso aconteça alguma negociação vou estar feliz para onde seja. Tivemos, sim, sondagens de alguns clubes, mas deixo sempre essa parte para o meu agente. Tento não me preocupar muito com isso — disse.
De olho na seleção brasileira
O sucesso no futebol europeu e um eventual destaque na Champions League podem gabaritar Gabriel Pereira para uma das metas do jogador: chegar à seleção brasileira. O jogador defende que o futebol dinamarquês merece ser visto com mais carinho.
— Acredito que os países escandinavos não têm um olhar justo, principalmente nos últimos anos. Hoje, podemos ver excelentes jogadores que tem saído daqui e tem se destacado em grandes ligas. Isso mostra a força que tem os países aqui. E chegar na seleção é uma meta que eu tenho. Tenho trabalhado bastante para esse momento e espero conseguir realizar — disse Gabriel.
Para chegar até a etapa principal da Champions 2025/2026, o Copenhagen precisou eliminar o KF Drita, do Kosovo, o Malmö, da Suécia, e o Basel, da Suíça. O clube ocupa a 28ª colocação, com um empate em casa, contra o Bayern Leverkusen, e uma derrota fora de casa diante do Qarabag.
Com Gabriel Pereira como xerife, o Copenhagen enfrenta o Borussia pela 3ª rodada da Champions League nesta terça-feira, às 16h, no Parken Stadium, a casa do clube dinamarquês.