Em foco
Após 15 anos sem espetáculo, teatro José Octávio Guizzo será revitalizado
Expectativa é de que a obra, estimada em R$ 936 mil, seja finalizada até o fim de 2023
CORREIO DO ESTADO / ALANIS NETTO
No mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial do Teatro (27 de março), a prefeita Adriane Lopes assina a ordem de serviço para reforma do Teatro José Octávio Guizzo.
Com mais de 40 anos de existência, o espaço está a cerca de 15 anos sem receber espetáculos. Mara Bethânia Gurgel, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), celebrou a assinatura, e reforçou a importância de recuperar a história cultural da cidade.
'O resgate deste teatro, aos fazedores de arte, é de suma importância, sendo uma das manifestações artísticas mais completas. Hoje é um dia histórico, onde vamos resgatar uma parte da história cultural da nossa cidade', comentou.
Durante seu discurso, a prefeita Adriane Lopes agradeceu o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, autor emenda federal que possibilita a reforma do Teatro José Octávio Guizzo, que também esteve presente na cerimônia.
'Se nós estamos aqui hoje foi por um empenho seu, uma sensibilidade sua, Mandetta. Eu quero agradecê-lo, a cultura da nossa Capital merece esse presente', afirmou.
Ainda segundo Adriane Lopes, a previsão é de que as obras de revitalização do espaço sejam concluídas até o fim de 2023.
'Quarenta anos sem uma reforma, vinte anos fechado, e agora nós estamos dando essa ordem de serviço para que, até o final deste ano, a gente possa entregar para a cultura do nosso município mais um espaço', afirmou. 'Precisamos entregar cultura, para que a gente possa fazer cultura na nossa Capital', concluiu.
A obra será feita pela Tascon Engenharia Ltda, empresa vencedora da concorrência pública, e deve custar R$ 936.041,56.
Durante a reforma, o Teatro deve receber novas poltronas, forro, ar condicionado e rampa de acesso. O palco deve ser ampliado e os banheiros adaptados para acessibilidade. Além disso, o projeto, desenvolvido pelo arquiteto Círiaco Maymone, prevê a recuperação do mezanino, que poderá voltar a ser utilizado por artistas plásticos, fotógrafos e escritores.
O Teatro Octávio Guizzo é anexado ao Paço Municipal, tem capacidade para 250 espectadores e foi inaugurado há mais de 40 anos. Desde então, já passou por duas reformas, a primeira em 1989 e a mais recente em 1992.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Domingos Sahib Neto, o vereador Ronilço Guerreiro (Podemos).
Teatro
Projeto do arquiteto Cyríaco Maymone Filho, construído em 1971 na gestão do então prefeito Antônio Mendes Canale, o local foi palco de grandes espetáculos.
A revitalização é uma promessa antiga. Os recursos federais para a reforma do teatro estão liberados desde 2012.
Nos últimos anos, o local estava sendo utilizado apenas como um quebra galho em pequenos eventos.
Assine o Correio do Estado.
Leia mais



Primeira página
Coronel Sapucaia
Suspeito de homicídio morre em operação contra facções
Coronel Sapucaia
PM prende indígena após nova ocupação em fazenda de Amambai
Coronel Sapucaia
Veja as dezenas de hoje na Dupla Sena, Lotofácil, Super Sete e mais

