Esportes
Rayan destaca ajuda defensiva e cita orientação de Ancelotti: "Pede para marcar primeiro e depois jogar"
Atacante do Bournemouth, ex-Vasco, frisa bote que deu na zaga da Escócia no lance do primeiro gol do Brasil na vitória por 3 a 0, na última quarta-feira
GLOBOESPORTE.COM / BRUNO CASSUCCI E CAHê MOTA
Sexto jogador mais novo a defender a Seleção em Copas do Mundo, o atacante Rayan deu entrevista coletiva nesta sexta-feira, em Nova Jersey. Perguntado sobre o que vê como seu ponto forte na Copa do Mundo, o ex-vascaíno citou o apoio defensivo dado à equipe e orientação de Carlo Ancelotti para que o time priorize a marcação antes de tudo.
- Como todo mundo vê nos jogos, acho que a minha parte defensiva, venho evoluindo nessa parte desde o ano passado. Ele pede para a gente marcar primeiro para depois jogar. Essa parte é muito importante para quem está mais perto do gol. Assim como saiu no gol do Vini, em que eu consegui dar o bote no zagueiro da Escócia. Contra o Japão acho que vai dar certo.
Veja a tabela da Copa do MundoSimule os resultados da Copa do Mundo
Com a chegada do mata-mata, a exigência por um time mais concentrado é maior. Rayan diz ter consciência disso, mas confia na qualidade do elenco brasileiro.
- A gente sabe que na fase de grupos qualquer erro pode consertar, mas agora é matar ou morrer. O Japão é qualificado, mas temos um grupo incrível. Vini já ganhou Bola de Ouro (na verdade venceu o prêmio "The Best", da Fifa), ajuda a gente aqui bastante. A gente sabe que vai ser um jogo difícil, mas vamos trabalhar para fazer nosso melhor e sair com a vitória de lá.
O Brasil enfrenta o Japão, na segunda-feira, às 14h (de Brasília), pela segunda fase.
Calendário da Copa do Mundo 2026: veja datas e horários de todos os jogos
Confira outros tópicos
Qualidades do Japão
- Sabemos do time do Japão, tem muitos jogadores qualificados, mas vamos dar o nosso melhor para sair com a vitória contra o Japão.
Apoio ao povo venezuelano e orgulho de defender a Seleção desde a base
- Queria dar o apoio ao meu pessoal da Venezuela, há um ano e meio joguei o sul-americano sub-20 lá. Sabemos a importância das seleções de base, temos muito orgulho de representar o nosso país. Seleções de base são muito importantes para o nosso crescimento.
Vini tem te ajudado a crescer?
- O Vini é muito importante para nós, está vivendo uma fase incrível. Ele, Matheus Cunha e Neymar. Ele está me ajudando bastante a ganhar confiança. O treino nesse horário foi para irmos nos acostumando ao calor e às condições.
Acha que precisa ser mais frio diante do gol?
- Sim, acho que o gol vai sair com naturalidade, trabalho em prol do grupo, que é ajuda definitivamente e ofensivamente. Trabalho isso, sim, trabalho muito as finalizações perto e longe do gol. Quando sair, vai ser um gol especial.
Pedido de Ancelotti aos homens da frente para marcarem forte
🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
- O Ancelotti conversa muito com a gente sobre a marcação começar com os homens da frente. No fim do jogo é mais pelo cansaço, responsabilidade também com o cansaço. Conversa bastante que começa primeiro a parte defensiva e que depois nos ajuda na parte ofensiva.
Importância de Diniz na carreira dele
- Diniz sempre vai ser um pai, um cara que me ajudou bastante. Sobre a minha parte defensiva, foi um cara que me ajudou bastante também nessa parte. Se deixar me liga quase todo dia (risos). Vou levar sempre no coração, é um cara que sempre me ajudou.
Presença dele em álbuns de figurinhas e no videogame
- Recebo muitas fotos, das fotos que fizeram montagem com minha figurinha. Recebo de torcedores que têm muito carinho por mim. As coisas aconteceram muito rápido na minha vida. Sou muito grato a Deus por estar vivendo esse momento, em uma Copa com 19 anos de idade. É um orgulho para mim, para minha família, para o pessoal de onde vim também, da comunidade. Representar meu país me dá muito orgulho.
.O que Ancelotti pede quando Vini afunda?
- A gente sabe do que Vini pode propor para nosso time, quando a bola está com Vini a gente do outro lado procura chegar mais perto da área porque sabe que o um contra um do Vini é muito forte. Tenho um contra um muito forte também, que posso jogar para o meio ou para o fundo, jogar para a área que vai sobrar para o Cunha ou para o Vini. Mas é a mesma coisa, do meu lado ou do dele vai ser a mesma coisa que o Ancelotti pede.
O que passou pela cabeça e de onde tirou a frieza para estar em campo
- Estou vivendo um sonho de estar aqui na Copa, 19 anos de idade (risos). Entrei olhando para o estádio, relembrando os momentos que já passei, estar jogando uma Copa primeira vez como titular... A gente sabe do sofrimento que passou atrás. É sentimento de muito orgulho estar aqui. Entrar ali no campo, ser o mais natural possível que as coisas vão fluir naturalmente.
O que acha que fez para convencer o Ancelotti?
- Acho que é o dia a dia. O trabalho que a gente faz aqui dentro nos treinos e fora dos treinamentos, a gente sabe que o Ancelotti olha muito para isso também. Nessas duas convocações dei meu máximo aqui, dei meu melhor. Ele deu essa oportunidade para mim, acho que agarrei bem.
Acha que as mudanças de escalação mostram a força desse elenco?
- Acho que sim. Nosso grupo é muito forte, jogadores qualificados, se entrar um e sair outro acho que vai ser a mesma coisa. Eu saindo, vai entrar o Endrick, saindo o Endrick, vai entrar o Neymar. No dia a dia o Ancelotti escolhe os melhores do momentos, e acho que está dando certo. Vamos continuar o caminho que está sendo muito bem trilhado.
Tem comparação de quando estreou pelo Vasco aos 16 anos com a estreia pela Seleção em Copas do Mundo?
- Acho que são dois sonhos que não sabemos se vamos viver de verdade. A gente trabalha quando é criança para viver esse momento. Quando entrei a primeira vez no Vasco, acho que tem esse sentimento de orgulho que a gente sabe o que passou quando era criança, de trabalhar bastante. A gente sabe de onde veio. E estrear pela Seleção é um sentimento de muito orgulho, sonho de criança, a gente sabe que passaram muitos jogadores aqui que representaram bem. Chegou meu momento, acho que é aproveitar o máximo possível e trazer o hexa para o Brasil.
Sobre o papel do Bournemouth na convocação para a Copa
- O clube foi muito importante para mim. A assessora do clube ontem estava no jogo, veio aqui só para me ver, é um carinho que estão tendo por mim, estão ajudando bastante. Nessa convocação também a Premier League me ajudou, cheguei lá muito bem, ajudando meu clube a participar de uma liga europeia. O clube ajudou bastante sim.
Papel de Andoni Iraola, que foi técnico de Rayan no Bournemouth
- Ajudou bastante também. Desde que cheguei lá conversou comigo acho que toda semana. Falou que ia me ajudar a chegar na seleção brasileira, acho que deu certo. Vivi feliz com ele lá, me ajudou bastante, acho que vai ser muito feliz no Liverpool também.
Jogador mais perigoso e ponto forte e ponto fraco do Japão
- Rapaz (risos)... Te falar que não sei qual que é o jogador mais perigoso deles não, só olhando vídeo mesmo. Mas sei que é uma equipe muito qualificada, time muito forte, trabalhar durante a semana para dar nosso melhor e sair com a vitória.
Tem noção de onde pode chegar?
- A gente não sabe onde a gente pode chegar, acho que isso é trabalhando duro aqui na Seleção e no meu clube que um dia Deus realiza nosso sonho.
Aniversário de Igor Thiago
- Thiagão falou que ia vir aqui, mas acho que o homem pegou no sono (risos). Eu e Endrick estamos sempre com ele, ele ajuda a gente bastante. É grande amigo que criei aqui na seleção brasileira. É um cara incrível.
Sobre posicionamento e marcação de pressão no lance do gol
- O Mister passa muito vídeo para a gente do time adversário que a gente vai enfrentar. Nos treinos a gente treina muito isso também, a pressão. Acho que a gente está muito conectado ali na hora do jogo, que acaba dando certo. E ali no primeiro gol deu certo. Acho que isso é o mérito do Mister também, da comissão, que trabalha muito durante a semana, passando vídeo nos treinamentos, e a gente trabalha duro para no jogo dar certo.




