• Sexta, 04 de Outubro de 2024

O Banco Central vai mudar de ideia? Relatório Focus em Destaque

Confira a coluna de Michel Constantino desta terça-feira (28)

CORREIO DO ESTADO / MICHEL CONSTANTINO


Economista Michel Constantino - Foto: Arquivo/Correio do Estado

Nesta semana o Relatório Focus que avalia os indicadores da economia e faz previsões para o próximos passos da política monetária foi animador para o governo federal. Desde o início do ano há uma discussão forte sobre taxa de juros no Brasil, que recai de um lado pela política e de outro relacionado com a diminuição da taxa de juros que baliza as demais taxas do mercado.

As decisões realizadas pela autoridade monetária que é o COPOM – comitê de política monetária desde o início do ano não agradou o governo federal, e suas explicações estão nas Atas que colocam um balde de água fria na ideia de redução da taxa de juros.

A política monetária de um país analisa qual a trajetória de crescimento econômico e avalia como os preços estão se comportando, ou seja, analisa se a taxa de inflação pode impactar na vida das pessoas e diminuir seu poder de compra. Como o Copom analisa isso?

A partir de dados, modelos estatísticos e do relatório Focus, resumido no quadro abaixo:

Se o Copom observa que mesmo com preços altos as pessoas e empresas continua pegando crédito, aumentando o consumo e estão com expectativas além do esperado, o efeito final é mais inflação e assim o Copom decide em aumentar os juros.

Nesse relatório da semana, há um sinal positivo, a tendência é o IPCA cair ainda esse ano, mas, é necessário olha o segundo sinal: para 2024 a tendência é voltar a aumentar, enquanto esses dois sinais não convergirem em expectativas negativas de inflação o Copom vai seguir mantendo os juros. Vamos acompanhar essa trajetória e analisar para você leitor entender o contexto técnico da ciência econômica.

Assine o Correio do Estado



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.