Em foco
Caminhos da vida
No seu coração existe misericórdia, compreensão, respeito e bondade. Suas palavras são de encorajamento e conforto. Suas atitudes são de alegria e de esperança. Seu modo de viver sempre será de solidariedade e de comunhão
CORREIO DO ESTADO / VENILDO TREVIZAN
Os caminhos da vida existem. São eles que proporcionam a cada caminhante oportunidades de graça e ricas em sabedoria, a fim de alcançar estágios privilegiados em sua vida mortal apontando para o imortal.
Principalmente, ter possibilidades de encontrar razões que lhe auxiliem em crer no Deus de nossos antepassados e dos dias atuais, garantindo a santificação e a salvação – não como conquista humana, mas como dádiva divina.
Esta semana que estamos iniciando é a semana mais importante na vida cristã. Nela, celebramos a Paixão, a Morte e a Ressurreição do Senhor. São acontecimentos básicos para a fé cristã.
Fundamentada nisso, a Igreja organiza seu caminhar para uma vida gloriosa. O mundo não entende essas celebrações. Somente quem se aprofundar no estudo, na reflexão e na vivência, conseguirá entender e celebrar.
Após longo tempo de convivência no meio do povo, ensinando, admoestando, curando doentes, perdoando pecados e ressuscitando mortos, chegou ao auge de sua vida aqui na Terra. Era a hora de revelar sua identidade e a razão de sua presença profética.
Aparentemente, cumpriu sua missão. Seria o tempo de retornar vencedor para o seio de quem o enviara. Mas não foi assim. O mundo dos poderosos não entendeu e não aceitou. Buscava um Messias guerreiro e fortemente armado, que organizasse um exército com o objetivo de derrubar o atual império romano e coordenar um novo e mais forte.
Contudo, o enviado de Deus não pensava nesses termos. Ele veio com o objetivo de organizar um povo que seguisse o caminho da misericórdia e da paz.
Um reino totalmente diferente, que provocou a ira dos poderosos e dominadores religiosos.
Impuseram a ele uma fanática perseguição, calúnias, açoites, prisão, desprezo e tudo o que expressasse a revolta do povo. Essa gente que tinha recebido dele somente o bem, o amor e o consolo em sua dor, agora é levada a condená-lo no Calvário, crucificando-o e o matando.
E ele silenciosamente tudo aceitou e sofreu. Ao ódio, respondeu com o perdão: “Pai, perdoa. Eles não sabem o que estão fazendo”. À cruz, respondeu com a misericórdia. Ao desprezo, respondeu com o amor. E à morte, respondeu com a ressurreição.
É o coração de Deus que se abre e acolhe seus inimigos, seus algozes e todos os pecadores que, de uma forma ou outra, contribuíram para sua morte. A todos amou e ainda ama. A todos perdoou e ainda perdoa. Em seu coração só há lugar para quem aceitar ser amado.
Esta é a semana na qual a humanidade precisa parar e recolher-se, a fim de contemplar a cruz e refletir sobre a loucura que é um Deus apaixonar-se pelos pecadores. Não havia necessidade de fazer o que fez. Mas o fez porque em seu coração não existe vingança.
No seu coração existe misericórdia, compreensão, respeito e bondade. Suas palavras são de encorajamento e conforto. Suas atitudes são de alegria e de esperança. Seu modo de viver sempre será de solidariedade e de comunhão.
Busquemos esse Deus, enquanto se deixa encontrar. E, com ele, celebremos a vida nova, cuja fonte é ele mesmo. E tenhamos uma vida muito feliz.
Assine o Correio do Estado
Leia mais



Primeira página
Coronel Sapucaia
Suspeito de homicídio morre em operação contra facções
Coronel Sapucaia
PM prende indígena após nova ocupação em fazenda de Amambai
Coronel Sapucaia
Veja as dezenas de hoje na Dupla Sena, Lotofácil, Super Sete e mais

