Em foco
Atletas de MS disputam Campeonato Brasileiro de Judô em Brasília neste fim de semana
Estado será representado por 163 atletas e 16 técnicos de 15 clubes e cinco projetos sociais da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul
CORREIO DO ESTADO / ALANIS NETTO
Neste fim de semana acontece, em Brasília, o Campeonato Brasileiro de Judô – Região IV 2023. A fase regional terá disputas no Ginásio do Cruzeiro, neste sábado (1º), com lutas nas classes sub-13, sub-18 e sênior, e domingo (2) que será dedicados aos combates do sub-15 e sub-21.
Mato Grosso do Sul será representado por 163 atletas e 16 técnicos de 15 clubes e cinco projetos sociais da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS). Ao todo, 783 judocas vão para os tatames, representando seis unidades federativas: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
As disputas serão nas classes sub-13, sub-15, sub-18, sub-21 e sênior (feminino e masculino), nas categorias de peso superligeiro, ligeiro, leve, meio-leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado e superpesado, segundo informações da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
“A fase regional do Campeonato Brasileiro historicamente sempre foi muito acirrada e é uma das competições de maior nível técnico do país. Mato Grosso do Sul está preparado para mais uma edição, leva uma delegação muito forte de atletas e comissão técnica, e conta com esse apoio importante do Governo do Estado”, enfatiza o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda.
Além de garantir pontos para o ranking nacional da CBJ, os melhores atletas nesta etapa regional classificam-se para as fases finais do Campeonato Brasileiro de cada classe etária. A última edição do Região IV foi sediada em Campo Grande, em maio do ano passado, com vitória sul-mato-grossense no quadro geral de medalhas por estados. A equipe de Mato Grosso do Sul conquistou 111 medalhas (36 ouros, 28 pratas e 47 bronzes).
A delegação estadual tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).
Para custear as despesas dos sul-mato-grossenses na competição, foi celebrado termo de fomento junto à FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul), com repasse no valor de R$ 163 mil do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE-MS). “Mato Grosso do Sul é uma das referências e também uma das potências quando o assunto é judô. O trabalho de excelência realizado pelos projetos sociais vinculados à FJMS e pelos clubes tem revelado grandes atletas e trazido muitas conquistas para o nosso estado”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.
Com informações de: Fundesporte
Leia mais



Primeira página
Coronel Sapucaia
Suspeito de homicídio morre em operação contra facções
Coronel Sapucaia
PM prende indígena após nova ocupação em fazenda de Amambai

