• Domingo, 19 de Outubro de 2025

Rodrigo Pantera: ex-feirante com seis milhões de seguidores vence Olympia Brasil e sonha bater Dino

Nascido em povoado no interior da Bahia, atleta ganhou fama mostrando rotina humilde e agora conquista pro card e a possibilidade de ser oponente do astro brasileiro no fisiculturismo

GLOBOESPORTE.COM / EMILIO BOTTA


Rodrigo Pantera foi campeão do Mr. Olympia Brasil 2025 — Foto: Reprodução/Instagram

Rodrigo Pantera fez história no último sábado ao ser campeão da categoria amadora do Classic Physique Open C e “Overall' – vencedor consolidado de todas as subcategorias – da quinta edição do Mr Olympia Brasil. Com o título, o baiano conquistou o Pro Card – certificação que permite competir os principais torneios internacionais de fisiculturismo.

Pantera é um exemplo de como o fisiculturismo e as redes sociais têm impulsionado e criado personagens no esporte. Nascido em um povoado de Brejões, interior da Bahia, e com origem humilde, foi por meio de postagens despretensiosas que o então feirante aos poucos deixou a profissão de lado para acumular quase seis milhões de seguidores no TikTok.

Veja também + Ramon Dino atrai multidão no Mr. Olympia Brasil + Mr. Olympia Brasil: veja campeão da 212 e Bikini

Sem a pretensão de ser um atleta profissional, Rodrigo tinha o objetivo apenas de conseguir um corpo saudável e passou a mostrar a sua rotina de treinos e dietas de uma maneira divertida, inusitada e como a sua condição financeira permitia. Aos poucos, o sucesso foi mudando a sua vida em todos os sentidos.

– Levei cinco anos trabalhando na feira, depois trabalhei como pedreiro e repositor no mercado. Depois disso, decidi seguir a minha carreira, com fé e coragem segui o que queria da minha vida: viver disso que estou vivendo agora, de ser um atleta, influenciador.

– Dizer que estou vivendo disso é muito gratificante porque não foi fácil chegar até aqui. Quero chegar ainda mais alto. Se Deus quiser vou conseguir, e eu acredito – disse Pantera, em entrevista ao ge enquanto se preparava para subir ao palco do Mr. Olympia Brasil 2025.

Com voz calma, Pantera ficou famoso nas redes sociais com uma rotina bem diferente da maioria dos influenciadores fitness. Sem contratos milionários com empresas de suplementos, passou a mostrar seu dia a dia humilde principalmente para conseguir se alimentar e manter os mais de 100kg.

Em um dos vídeos mais famosos, Pantera aparece feliz da vida comprando 15kg de sobrecoxa de frango em um supermercado. Segundo ele, seis a mais do que na última vez em que havia feito compras. A publicação tem mais de dois milhões de curtidas (veja abaixo).

Outro fenômeno de audiência nas redes sociais aconteceu quando ensinou a receita da "refeição mais saborosa do dia", como ele mesmo resumiu. A "aveia gelada" atingiu 1,2 milhão de curtidas e mais de 20 mil comentários, alguns chamando Pantera de "fofo" pela calma na explicação (veja abaixo).

– Não consegui me acostumar com essa quantidade de pessoas que me acompanham, que se inspiram em mim de alguma forma. Eu faço muita coisa. Sou influenciador, sou pai, marido, e agora se Deus quiser, vou ter minha academia também. Fico sem palavras porque não consigo ainda imaginar o quão longe estou chegando. Não quero voltar para quem eu era. Tenho medo, na verdade.

Os pais de Pantera seguem vivendo no KM100, povoado da cidade de Brejões, no interior da Bahia. Em São Paulo, o influenciador e atleta mora com a esposa e a filha.

Pro Card e o sonho de bater Ramon Dino

O pro card conquistado por Rodrigo Pantera é uma certificação oficial concedida pela Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness (IFBB), a principal entidade do fisiculturismo mundial. Esse cartão confere ao dono o status de atleta profissional de fisiculturismo, abrindo portas para competir em eventos profissionais de prestígio em todo o mundo.

Uma vez obtido o pro card, o bodybuilder não pode voltar atrás e competir em eventos amadores.

– A gente vai trabalhar ainda mais pesado e pegar a vaga para o Olympia competindo com o Ramon, se Deus quiser – disse Pantera.

Para atletas brasileiros que desejam se profissionalizar na IFBB, o caminho envolve começar em competições menores. O primeiro passo é vencer um campeonato amador na categoria Open. Atualmente, a IFBB Brasil tem vários campeonatos desse gênero em cada estado.

No Brasil, atualmente, o requisito para participar de campeonatos nacionais é ter participado de algum regional nos últimos 365 dias.

Com a vitória em um campeonato nacional, como o Mr. Olympia Brasil, por exemplo, o atleta ganha o direito de ter o pro card. Os eventos profissionais precisam ter a chancela da National Physique Committee (NPC), única entidade organizadora reconhecida pela IFBB.

O sonho de Rodrigo Pantera é ter o ídolo Ramon Dino como adversário no Mr. Olympia.

– Todo atleta tem o intuito de ganhar. Não estou falando que vou ganhar do Ramon. Estou falando que posso competir com ele. A gente vai fazer uma disputa em que só o árbitro vai decidir quem que é o campeão. Mas sou muito fã do Ramon. Se Deus quiser, um dia vou estar do lado dele competindo naquele Olympia representando o Brasil como ele hoje representa.

Para garantir participação na próxima edição do Mr. Olympia, Rodrigo Pantera precisa de dois títulos internacionais chancelados pela IFBB. Até o ano passado, assim como aconteceu com Ramon, bastava apenas conquistar um título internacional para participar da edição mundial do Olympia.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.