• Quarta, 22 de Outubro de 2025
Política

Kemp denuncia colapso na Saúde Pública da Capital e cobra medidas urgentes da Prefeitura e Estado para atender a população

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) foi à tribuna hoje (21) e questionou a situação da Saúde pública “em colapso”, segundo o parlamentar, e cobrou da Prefeitura, responsável por gerir os recursos federais, e o Governo do Estado uma resposta para a população. “No dia de ontem, quase 100 pessoas estavam em leitos improvisados nos hospitais e UPAs que atendem o Sistema Único de Saúde. Temos uma demanda por vagas que não consegue atender todos os casos, incluindo os emergenciais, operando acima da capacidade. A gente precisa encontrar uma solução, estamos vivendo um caos da saúde”, lamentou.

Quanto à Santa Casa, hospital de referência credenciado ao SUS, o deputado disse que foi registrado o total de 58 pessoas na área verde, onde há sete vagas. “Na área vermelha tem seis vagas, mas estava com nove pacientes. Então a situação está muito complicada e a população tem nos ligado. Uma paciente de câncer de mama teve a cirurgia suspensa, a pessoa entra em desespero que não pode esperar”, detalhou.

A Santa Casa, que recebe recursos públicos, informou que atende os planos particulares, mas quando se refere ao SUS, o atendimento está prejudicado pois não estariam recebendo os recursos referentes aos atendimentos. “Quando a Central de Regulação destina paciente com emergência e eles o colocam em uma maca, em uma situação não ideal para não responder por omissão de atendimento, mas que já estão atendendo muito além da capacidade”. Fica o alerta à Secretaria de Saúde para reunir os gestores e resolverem esse problema, denunciou Kemp.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.