Esportes
Você sabia? Flamengo derrotou Racing em torneio em que teve gol anulado por rei do Marrocos
Equipes, que se enfrentam pela semifinal da Libertadores, decidiram Copa Mohammed V, em Casablanca, e já se encontraram em outros estádios aleatórios ao longo da história
GLOBOESPORTE.COM / EMANUELLE RIBEIRO E RODRIGO CERQUEIRA
Flamengo e Racing começam a decidir, nesta quarta-feira, a semifinal da Libertadores, no Maracanã. A partida de volta será no El Cilindro, na semana que vem. Os tradicionais estádios receberam algumas vezes este confronto, que já foi realizado em locais aleatórios. Um dos jogos, também com caráter decisivo, aconteceu na cidade de Casablanca, no Marrocos, há 57 anos.
O time carioca fez uma excursão pela Europa e pela África e enfrentou os argentinos em duas ocasiões. No dia 24 de agosto de 1968, o Flamengo foi derrotado pelo Racing por 2 a 0, sendo eliminado na semifinal do Troféu Conde de Fenosa, na Espanha. Depois, no dia 1º de setembro, as equipes decidiram a Copa Mohammed V, com vitória rubro-negra por 3 a 2, no Marrocos.
A taça do torneio, que está exposta no Museu do Flamengo, deu trabalho para os jogadores por causa do tamanho. Quem conta é o ex-jogador Paulo Henrique, capitão rubro-negro em 1968:
— Brasil contra Argentina sempre gera expectativa. Eles com a força, o jogo duro, e o Brasil com a técnica. Jogar contra o Racing não é mole. Lembro que eu tive que subir uma escada na arquibancada para receber a taça das mãos do rei. Eu não consegui levantar a taça, porque era muito pesada. Aí subiram todos os jogadores para me ajudar — disse Paulo Henrique ao ge.
Paulo Henrique protagonizou um lance curioso em Casablanca. Além de Flamengo e Racing, participaram do torneio Saint-Étienne (França) e FAR Rabat (Marrocos). No jogo de estreia, contra os anfitriões, o time carioca teve um gol anulado após interferência do rei.
— Vibramos com o gol. A bola já estava no meio do campo para sair e veio a ordem de cima, do rei, para anular o gol. Ele anulou. Ainda ganhamos por 2 a 1 — recordou o ex-jogador.
Por pouco, o Flamengo não enfrentou o Racing. O rei Hassan II, filho de Mohamed V, que deu nome ao torneio, ordenou que um gol rubro-negro fosse anulado quando o jogo estava empatado por 1 a 1. Um jogador reserva do Fla fez o papel de gandula e entregou a bola para Paulo Henrique, que serviu Silva Batuta para marcar o gol. O árbitro acatou a ordem e deu tiro de meta para o FAR Rabat. O próprio Silva garantiu a vitória do Flamengo por 2 a 1 nos minutos finais da partida.
O retrospecto do duelo é equilibrado, com seis vitórias do Flamengo, cinco vitórias do Racing e seis empates. Cada equipe marcou 27 gols. Além dos jogos no Rio de Janeiro, em Buenos Aires e em Casablanca, os times já se enfrentaram em São Paulo, Belo Horizonte, Aracaju, Santiago (Chile) e Corunha (Espanha).
Maracanã (Rio de Janeiro) Flamengo 1 x 1 Racing - Torneio Quadrangular Internacional de 1953 Flamengo 2 x 1 Racing - Torneio Quadrangular Internacional de 1955 Flamengo 1 x 2 Racing - amistoso em 1968 Flamengo 2 x 3 Racing - amistoso em 1969 Flamengo 1 x 1 Racing - Libertadores de 2020 Flamengo 2 x 1 Racing - Libertadores de 2023El Cilindro (Buenos Aires) Racing 1 x 0 Flamengo - Supercopa Libertadores de 1992 Racing 1 x 1 Flamengo - Libertadores de 2020 Racing 1 x 1 Flamengo - Libertadores de 2023La Bombonera (Buenos Aires) Racing 4 x 1 Flamengo - amistoso em 1958 Racing 3 x 3 Flamengo - amistoso em 1958Independência (Belo Horizonte) Flamengo 2 x 0 Racing - amistoso em 1958Estádio Nacional do Chile (Santiago) Flamengo 2 x 0 Racing - Torneio Internacional de Santiago de 1964Estádio Municipal de Riazor (Corunha) Flamengo 0 x 2 Racing - Troféu Conde de Fenosa de 1968Estádio Memorial Marcel Cerdan (Casablanca) Flamengo 3 x 2 Racing - Copa Mohammed V de 1968Pacaembu Flamengo 3 x 3 Racing - Supercopa Libertadores de 1992Arena Batistão (Aracaju) Flamengo 2 x 1 Racing - amistoso em 2003
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv
Leia mais


Primeira página
Coronel Sapucaia
Onze razões para Lula indicar uma mulher à vaga no STF
Coronel Sapucaia
CRM marca julgamento e pai espera punição exemplar por erro médico
